Largo Dr.º José Tavares, Bl 11 R/c Drt
3870-228 Pardelhas, Murtosa
Contactos
(+351) 234 116 911
(chamada para rede fixa nacional)
Seg - Sex: 9h30 às 13h00 - 14h30 às 19h00
Sáb: 9h00 - 13h00

A reabilitação vestibular baseia-se num programa de exercícios para o tratamento funcional das disfunções vestibulares (centrais, periféricas ou mistas). O principal objetivo é promover a adaptação do reflexo vestibulo ocular (RVO), dada a sua importância ao permitir a estabilização da imagem aquando do movimento da cabeça.

Quando um individuo é acometido por uma disfunção vestibular, surgem sintomas como: alterações visuais, perda de audição, zumbido, náuseas, vómitos, sudorese, desequilíbrio, tonturas, vertigens. Sendo que, este último é um dos sintomas mais prevalentes afetando cerca de 10% da população Mundial, onde 85% dos casos decorrem de uma disfunção vestibular.
A reabilitação vestibular tem evidenciado eficácia em pacientes com este tipo de disfunção.

Desta forma, a sua aplicação é indicada em casos de:

  • Lesão vestibular estável;
  • Vertigem psicogénica;
  • Adultos mais velhos com relatos de tonturas;
  • Vertigem de origem idiopática.

Do ponto de vista prático, no que que diz respeito à abordagem terapêutica, a mesma deve ser precedida de: Técnicas simples de redução de tensão do pescoço; Movimentos da cabeça para induzir a adaptação vestibular; Execução de tarefas funcionais variadas em distintos contextos com enfoque no equilíbrio.
À luz da evidência científica, a Reabilitação vestibular aponta para benefícios que vão além da componente física, mas também funcional e emocional.

A nossa especialista

Enfª. Helena Corte Real

Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação
Direção Clínica da Clínica Real

Precisa de mais informações? Contacte-nos

(+351) 234 116 911 (chamada para rede fixa nacional)